O seu Internet Explorer está desactualizado!

A versão utilizada do Internet Explorer está desactualizada, não permitindo que este website seja apresentado correctamente. Clique no botão para atualizar o Internet Explorer para a versão mais recente (será remetido para a página de actualização da Microsoft).

actualizar Internet Explorer
Entendo as limitações, mas desejo fechar este aviso e continuar a utilizar a versão actual do Internet Explorer.

Caracterização

 
O Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SDEM) do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) iniciou as suas actividades em Novembro de 1974.

O SEDM tem como missões principais:

a) prestar o melhor tratamento aos doentes com doenças endócrinas e metabólicas;

b) formar, ao mais alto nivel, médicos e outros profissionais de saúde – formação pós-graduada;

c) colaborar com a Faculdade de Medicina de Coimbra na lecionação da Endocrinologia. – formação pré-graduada;

d) realizar, por sua iniciativa ou em colaboração com outras instituições, projectos de investigação.
 
 
A evolução do SEDM ao longo dos anos caracteriza-se por, mantendo a sua ligação às patologias mais frequentes em endocrinologia, desenvolver uma progressiva diferenciação de áreas clínicas que pela sua complexidade requerem uma maior especialização.

A actividade clínica realiza-se nas consultas externas, no internamento, no hospital de dia, na residência/prevenção, no sector de ecografia e citologia ecoguiada da tiróide, no sector de monitorização contínua da glicose e na unidade de estudo molecular em endocrinologia.

Nas consultas externas existem consultas gerais, consultas diferenciadas e consultas multidisciplinares.

Consultas Externas Gerais: consulta de diabetes, consulta de doenças da tiróide e consulta de endocrinologia.

Consultas Externas Diferenciadas: consulta de oncologia da tiróide, consulta de bombas infusoras de insulina, consulta de tumores hipofisários I, consulta de tumores hipofisários II, consulta de obesidade, consulta de obesidade pós-operatória, consulta de transição em diabetes e consulta de transição em endocrinologia.
Consultas Externas Multidisciplinares: consulta de endocrinologia obstétrica, consulta de diabetes e transplantação renal, consulta de distúrbios alimentares e consulta do pé diabético.

Internamento: o SEDM tem um internamento com 16 camas, espaço próprio e equipa de enfermagem diferenciada em endocrinologia e diabetes.

Residência e Prevenção: o SEDM tem escala para assistência a doentes internados no CHUC e está de prevenção à urgência geral.

Com o site www.endocrinologia-chuc.org, que tem como população alvo os profissionais de saúde, o SEDM tem como objectivo divulgar consensos, guidelines e artigos nas principais áreas de trabalho da endocrinologia.

Tem também como objectivo divulgar as iniciativas do SEDM principalmente as que estão associadas à realização anual das Jornadas de Endocrinologia e Diabetes de Coimbra e às actividades da Escola de Diabetes.